TRABALHO EM TELEMARKETING

De acordo com a NR17, anexo II, itens 1.1.2 “Entende-se como trabalho de teleatendimento/telemarketing aquele cuja comunicação com interlocutores clientes e usuários é realizada à distância por intermédio da voz e/ou mensagens eletrônicas, com a utilização simultânea de equipamentos de audição/escuta e fala telefônica e sistemas informatizados ou manuais de processamento de dados”.

Trabalhadores de Suporte, vendas e atendimento ao cliente em geral, por exemplo, podem configurar trabalho em Telemarketing.

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De acordo com a Norma Regulamentadora do Trabalho nº 17, em seu Anexo II, a jornada ordinária de trabalho dos empregados em Telemarketing deverá ocorrer num limite máximo de 180 (cento e oitenta) horas mês, 36 (trinta e seis) horas semanais e 6 (seis) horas diárias, cumprindo com todas as pausas de intervalo de descanso legais dispostos no item 5.4. do referido Anexo II da NR17 supracitada, vejamos:

5.4. Para prevenir sobrecarga psíquica, muscular estática de pescoço, ombros, dorso e membros superiores, as empresas devem permitir a fruição de pausas de descanso e intervalos para repouso e alimentação aos trabalhadores.

5.4.1. As pausas deverão ser concedidas:

a) fora do posto de trabalho;

b) em 02 (dois) períodos de 10 (dez) minutos contínuos;

c) após os primeiros e antes dos últimos 60 (sessenta) minutos de trabalho em atividade de teleatendimento/telemarketing.

5.4.1.1. A instituição de pausas não prejudica o direito ao intervalo obrigatório para repouso e alimentação previsto no §1° do Artigo 71 da CLT.

5.4.2. O intervalo para repouso e alimentação para a atividade de teleatendimento/telemarketing deve ser de 20 (vinte) minutos.

 

As pausas de 10 minutos (item 5.4.1, b) integram as seis horas de trabalho, o intervalo para refeição (15 minutos) não integra a jornada de seis horas.

Caso queira implementar ou regularizar a sua equipe de telemarketing entre em contato com a nossa assessoria.